Behavioral Challenges

MIELOMA E OUTRAS GAMAPATIAS MONOCLONAIS

FERRAMENTAS DE DIAGNÓSTICO E GESTÃO DAS GAMAPATIAS MONOCLONAIS

24-F05
<< back to courses index
November 23rd 2024
COURSE COORDINATORS
Margarida Albuquerque (MD)
COURSE PRESENTATION
O mieloma múltiplo (MM) é uma neoplasia que ocorre com mais frequência na população mais velha (idade média de diagnóstico de 65 a 70 anos) sendo a segunda neoplasia hematológica mais frequente no mundo1. Com uma incidência anual aproximada de 10 casos em cada 100mil habitantes com mais de 70 anos é relativamente rara quando comparada com outras patologias como diabetes, distúrbios cardiacos etc. No entanto, a mortalidade (DALY) vs. prevalência (4:9) é muito superior ao destas patologias mais conhecidas (0:8 e 2:6 respectivamente)2, demonstrando o grande impacto que o Mieloma Múltiplo tem no sistema de saúde e na sociedade.

O Mieloma cursa com sintomatologia inespecífica, coincidente com outros quadros mais frequentes e benignos na população alvo, como anemia, insuficiência renal, astenia, infecções recorrentes, dores lombares, entre outras sendo por isso uma doença difícil de diagnosticar.

A sua baixa incidência junto com a baixa especificidade do quadro clínico resultam, com frequência, em atrasos no diagnóstico superiores a 6 meses relativos ao momento de apresentação. Este atraso provoca redução do tempo de sobrevivência dos doentes bem como o agravamento das comorbilidades irreversíveis associadas.

A boa noticia é a existência de biomarcadores muito específicos da doença que, uma vez estabelecida a suspeita de Mieloma, são facilmente estudados com uma simples amostra de soro permitindo rapidamente descartar a suspeita, ou verificar a necessidade de estudos adicionais mais profundos.

Pretende-se com este curso dotar os participantes de conhecimentos e ferramentas práticas que lhes permitam melhorar o índice de suspeita quando se encontrem com uma situação de possível Mieloma, que estudos solicitar e clarificar os procedimentos a realizar, nomeadamente, a possível referenciação urgente a Hematologia.


Refªs

1-Cancer Research UK web page (https://www.cancerresearchuk.org/)
2-Neves M, Trigo F, Rui B, et al. Multiple Myeloma in Portugal: Burden of Disease and Cost of Illness. Pharmacoeconomics. 2021;39:579-87.
TARGET AUDIENCE
>> Medicina Geral e Familiar
>> Medicina Interna
LEARNING OBJECTIVES >> KNOWLEDGE AND SKILLS TO DEVELOP
>>  Revisão dos conhecimentos mais recentes sobre os critérios de diagnóstico e da patofisiologia da doença.

 >> Conhecer as guidelines para as boas práticas no contexto dos cuidados de atenção primária.

>> Capacitar para a suspeita de estar na presença de uma Gamapatia Monoclonal com ferramentas assentes em algoritmos que combinam sintomatologia e resultados analiticos

>>  Saber como planear a gestão dos doentes com variantes assintomáticas que não requeiram tratamento.
ADMISSION CRITERIA
>> Medicina Geral e Familiar
>> Medicina Interna
Founders