Medical Practice Technical Challenges

Cuidados Paliativos

Pós-Graduação

24-M48
<< back to courses index
September 19th 2024 - September 20th 2025
COURSE COORDINATORS
Maria Ana Sobral (MD, PG) , 
Emilía Fradique (RN) , 
Inês Santos (Psychologist) , 
Luísa Pereira (MD)
COURSE PRESENTATION
A Medicina Paliativa é uma área especializada de cuidados de saúde que, pela sua abordagem diferenciadora, visa melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas que vivem com doenças graves. É uma abordagem abrangente centrada no doente, que dá resposta às suas necessidadesfísicas, psicossociais e espirituais. Os cuidados de suporte ampliam essa abordagem para proporcionar conforto e assistência aos doentes e suasfamílias durante toda a jornada da doença. Juntos, eles visam melhorar o bem-estar, aliviar o sofrimento e promover uma abordagem holística de cuidados de saúde.  

O nosso curso avançado em Cuidados Paliativos, com a duração de um ano, foi projetado especificamente para empoderar profissionais motivadospela promoção da mudança em doenças graves e em cuidados de fim de vida. O programa é adaptado para o capacitar a dominar as complexidades da gestão em saúde, aprender a arte da comunicação compassiva e desenvolver conhecimentos avançados de medicina paliativa. 

Estamos confiantes de que, com nossa pós-graduação, poderá tornar-se um líder nesta área e causar um impacto profundo na vida das pessoas com estas necessidades.  

Junte-se a nós nesta jornada transformadora na interseção entre a compaixão e a liderança. Iremos equipá-lo com as habilidades e conhecimentosnecessários para se tornar um catalisador de mudanças positivas na medicina paliativa. 

Eleve a sua carreira com propósito e torne-se parte de uma comunidade apaixonada, dedicada a melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos doentes e das suas famílias.
TARGET AUDIENCE
Profissionais de Saúde com interesse em Cuidados Paliativos (Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Farmacêuticos, Técnicos de Serviço Social, Fisioterapeutas, entre outros).
LEARNING OBJECTIVES >> KNOWLEDGE AND SKILLS TO DEVELOP
  1. Adquirir uma compreensão profunda e abrangente da filosofia, princípios e objetivos dos Cuidados Paliativos
  2. Aprender a avaliar e tratar a dor e outros sintomas comumente encontrados em cuidados paliativos e desenvolver capacidades no tratamento desintomas desafiadores.
  3. Aprender e desenvolver técnicas de comunicação eficazes para discutir o prognóstico, as opções de tratamento e os cuidados de fim de vida com os doentes e suas famílias.
  4. Compreender e abordar as dimensões psicossociais e espirituais do cuidado ao doente.
  5. Promover competências de trabalho em equipa multi e interdisciplinar de saúde por forma a prestar cuidados holísticos e centrados no doente.
  6. Integrar considerações éticas e legais complexas relacionadas aos cuidados em fim de vida, plano antecipado de cuidados e tomada de decisões.
  7. Adquirir conhecimentos e competências na prestação de cuidados paliativos a populações específicas (como doentes pediátricos e geriátricos) e suas famílias.
  8. Compreender os Cuidados Paliativos dirigidos a pessoas com doenças oncológicas e não oncológicas e explorar os desafios e intervenções únicos envolvidos na prestação de cuidados paliativos a pessoas com doenças graves não malignas.
  9. Aprender e desenvolver técnicas de comunicação eficazes para discutir o prognóstico, as opções de tratamento e os cuidados de fim de vida com os doentes e suas famílias.
  10. Desenvolver competências de investigação e compreensão de metodologias de investigação relevantes em cuidados paliativos.
  11. Explorar Políticas e Advocacia em Saúde e compreender o impacto das mesmas na prestação de cuidados paliativos e desenvolver competências para promover iniciativas impactantes em cuidados paliativos.
  12. Desenvolver capacidades para prestar apoio ao luto às famílias e cuidadores.
  13. Realizar um projeto final, demonstrando a integração de conhecimentos e competências adquiridas ao longo do programa, e contribuir para o avançodas práticas de cuidados paliativos.
  14. Aplicar conhecimentos teóricos em ambientes de cuidados paliativos de diferentes tipologias de organização de serviços, com um estágio prático.
ADMISSION CRITERIA
CV
Entrevistas
Founders