Professional Practice Technical Challenges

FISIOTERAPIA

ECOGRAFIA (PoCUS) PARA FISIOTERAPEUTAS RESPIRATÓRIOS

PRR 44
Applications to the current course are now closed.
<< back to courses index
March 21st 2024 - March 23rd 2024
COURSE COORDINATORS
Vitor Hugo Azevedo (Fisioterapeuta)
COURSE PRESENTATION


Este curso atribui bolsa de incentivo com reembolso de 100% do valor da propina

INSCRIÇÕES devem ser efetuadas no site da ESSAlcoitão AQUI
Para mais informações contacte info@ahed.pt

A ecografia tem sido utilizada há mais de 70 anos no contexto clínico como uma valiosa ferramenta de avaliação e monitorização (Díaz-Gómez et al., 2021). Equipamentos modernos, mais acessíveis, mais baratos e mais leves, contribuem também para a disseminação da avaliação por ecografia (US). Lichtenstein & Mezière, (2008) abordaram, no seu estudo observacional paradigmático que introduziu o protocolo BLUE, as limitações do exameclínico e da radiografia torácica.

No entanto, a interpretação de radiograma de tórax e a auscultação pulmonar permanecem como duas das principais avaliações orientadoras para a intervenção em Fisioterapia Respiratória (Leech et al., 2015), embora existam limitações importantes na sua precisão diagnóstica (Hansell, Milross, Delaney, Tian, et al., 2022). A ecografia à beira do leito (PoCUS) pode ser considerada como a integração imediata ou simultânea da imagemecográfica na prestação de cuidados ou na tomada de decisão como parte da gestão clínica (Smith et al., 2022).

PoCUS na prática da fisioterapia foi descrita como "o uso da tecnologia de imagem por ultrassonografia para auxiliar o fisioterapeuta na triagem, diagnóstico, intervenção e/ou tratamento de qualquer condição dentro da área de competência e expertise do fisioterapeuta. PoCUS deve ser então usada no contexto específico da área de atuação da Fisioterapia, que aborda qualquer dimensão do movimento humano, desempenho e função no sentido mais amplo, e em qualquer parte do processo de intervenção para essa condição". O protocolo CARPUS foi projetado como uma contribuiçãosistemática aos fisioterapeutas respiratórios, baseado em evidência, para suportar o raciocínio clínico na intervenção com pessoas com disfunçãorespiratória.

A escolha do mnemónico ABCDEF está alinhada com outros protocolos, não apenas no contexto da ecografia, mas também, por exemplo, emalgoritmos de suporte de vida em ambiente agudo. O CARPUS é um protocolo dinâmico e em constante evolução, em relação a cada letra e avaliaçãoespecífica.
TARGET AUDIENCE
Fisioterapeutas
LEARNING OBJECTIVES >> KNOWLEDGE AND SKILLS TO DEVELOP
  • Compreender os conceitos da física que suportam o uso da aquisição de imagem por ultrassons
  • Compreender o processo da fisioterapia e o uso de POCUS como suporte do diagnóstico específico da Fisioterapia, assim como avaliação e monitorização das intervenções em Fisioterapia Respiratória
  • Conhecer a literatura científica que suporta cada uma das propostas ABCDEF de avaliação, assim como as lacunas de conhecimento que requeremmais suporte da literatura científica
  • Conhecimento prático básico sobre aquisição e otimização de imagens de ecografia
  • Aplicar corretamente os protocolos de avaliação ABCDEF do Protocolo CARPUS:
Airways
Breathe
Complications
Diaphragm
Extra-Diaphragmatic Respiratory Muscles
Force
ADMISSION CRITERIA
Licenciatura em Fisioterapia e inscrição na Ordem dos Fisioterapeutas
Founders